Jardim de Infância

Creche - dos 3 ao limiar dos 6 anos

À medida que crescem as suas crianças estão cada vez mais perspicazes e sociais. Têm os seus amigos preferidos, gostam muito de brincar e aprender através das histórias que as educadoras lhes contam e ensinam coisas que nunca ouviram falar antes.

A cada dia aprendem coisas maravilhosas que os fazem sentirem-se quase grandes! O nosso jardim infância aqui no "Colégio O Bom João" tem capacidade para 50 crianças e está dividido em 4 salas: 1 para os pequenos dos 3 aos 4 anos, 1 para os mais crescidinhos dos 4 aos 5 anos e outra para os dos 5 aos 6. Todas as salas são espaçosas, com imensa luz natural, chão e proteções adequadas e material didáctico cuidadosamente seleccionado para cada idade.

As educadoras e educadores do Colégio "O Bom João" organizam o espaço educativo e o ambiente formativo de acordo com diversos objectivos, descritos na Lei-quadro da Educação Pré-Escolar, na organização do ambiente educativo e ainda nas Áreas de Conteúdo reconhecidas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar:

• Formação Pessoal e Social
  • Expressão e Comunicação
  • Domínio da linguagem e abordagem à escrita
  • Domínio da matemática;
  • Conhecimento do Mundo e do Espaço
  • Educação Artística

Sendo as idades de adquirir responsabilidade, das descobertas, das primeiras amizades e da estruturação da personalidade os nossos objectivos são:

Estimular as capacidades de cada criança e favorecer a sua formação e o desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades;
Contribuir para a Estabilidade e Segurança afectiva da criança;
Favorecer a observação e a compreensão do meio natural e humano para melhor integração e participação da criança;
Desenvolver a formação moral da criança e o sentido da responsabilidade, associado ao da liberdade;
Fomentar a integração da criança em grupos sociais diversos complementares da família, tendo em vista o desenvolvimento da sociabilidade;
Desenvolver as capacidades de expressão e comunicação, assim como a imaginação criativa, e estimular a actividade lúdica;
Incutir hábitos de higiene e defesa da saúde pessoal e colectiva;
Proceder à despistagem da inadaptação ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.

O Jardim Infantil funciona numa moradia de piso térreo com espaço amplo envolvente. Possui 4 salas de atividades, 1 sala ludoteka, 1 ginásio, 1 refeitório, 1 cozinha, 1 gabinete, 3 grupos de instalações sanitárias para crianças e 1 para funcionários. No exterior conta com parque infantil, zona ajardinada e espaço amplo para diversas atividades de exterior. Estacionamento para os encarregados de educação. Ver planta do Colégio.

Em cada uma destas áreas, os conteúdos estão interligados. As actividades têm de ser do interesse das crianças e deverão oferecer a possibilidade de realizar experiências que favoreçam a aquisição de aprendizagens variadas e que ajudem a criança a desenvolver-se de uma forma harmoniosa e feliz. Para que a criança tenha um desenvolvimento integral, para que adquira rotinas, valores e modelos de comportamento, planificam-se estratégias que lhes permitem construir a sua identidade na vida social. Para isso, o projecto do colégio explora temas transversais, tais como: Motricidade Infantil e Educação Motora, Artes Visuais, Música, Dança e Ballet, Hip-Hop, João-a-Rufar e Taekondo, Teatro e Dramatização, entre outras e inclui Passeios, Visitas de Estudo, Festas temáticas, etc. Veja mais aqui.

Veja mais sobre as nossas instalações e também perguntas respondidas aqui.

Todos nós, profissionais de educação, famílias e comunidade em geral podemos e devemos contribuir, para ajudar as crianças, quer individualmente quer em grupo, com base no respeito, na motivação e na criação de situações ricas e estimulantes. Com dinamismo e interactividade participamos activamente nas vivências e saberes infantis essenciais onde se incluem os valores, as artes, a cidadania, a paz, o ambiente, a saúde, o ser ,o fazer, o ter..

Projetos Letivos

Conteúdo curricular

Área de Formação Pessoal e Social.
Área transversal, integradora que enquadra e dá suporte a todas as outras, implica um processo facilitador do desenvolvimento de atitudes e de aquisição de valores e promove a capacidade de resolução de problemas do quotidiano.

Área do Conhecimento do Mundo.
Área de articulação de conhecimentos envolve todo o conhecimento e a relação com as pessoas, os objetos e o mundo natural e construído.

Área da Expressão e da Comunicação.
Área básica de conteúdos que incide sobre aspetos essenciais do desenvolvimento e da aprendizagem englobando as aprendizagens relacionadas com a atividade simbólica e o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem.