Creche

Creche - dos 12 aos 36 meses

Temos várias salas espaçosas e com a capacidade certa para estas idades. As salas estão dividadas por idades de modo a que as crianças se sintam perfeitamente integradas. São amplas, com muita luz natural e mobiliário e brinquedos da melhor qualidade e diversidade de modo a proporcinar um excelente desenvolvimento mental e motor bem como estimular a descoberta e a aprendizagem.

Para sua informação, a nossa creche é um estabelecimento educativo que ministra apoio pedagógico e cuidados às crianças com idade até aos três anos. Integrar-se na educação pré-escolar ou educação infantil. A creche do Colégio "O Bom João" funciona integrada no externato para os meninos e as meninas maiorzinhos nomeadamente até aos 5 anos nas salas independentes.

A partir dos 12 meses de idade, a criança gosta cada vez mais de explorar o que a rodeia, de tirar e pôr objectos em recipientes. Precisa de grandes espaços para exercitar o andar, o correr, o subir, o descer, o saltar, o rodar, dar pontapés na bola sempre de forma segura e vigiada. Torna-se ágil a movimentar-se e a usar as mãos.

Gosta de imitar o adulto (jogo simbólico), as vozes dos animais, de fazer gestos. Quer comer sozinho e pouco a pouco aprende a segurar a colher correctamente, a mastigar – e aprenderá a beber pelo copo sem entornar.
A partir dos 18 meses, inicia-se o controlo dos esfíncteres. Esta deve ser uma hora alegre, divertida e de expectativa e, acima de tudo, com estímulo, a criança começará a controlar as suas necessidades.

A nossa creche possui um espaço destinado ao apoio pedagógico e cuidado das crianças mas não possuimos berçário que corresponde ao período dos 3 meses à aquisição da marcha transitando para as salas seguintes até aos três anos em que passam para a valência de creche ou jardim de infância. Tanto a creche como o jardim de infância encontram-se integrados no nosso externato. A Segurança Social é a entidade reguladora e fiscalizadora das nossas actividades.

Sabemos como é importante existir uma rotina, para que a criança saiba o que vem a seguir e se sinta mais segura e confiante. Nesta idade, a criança brinca com vários brinquedos. Gosta de dar ordens e ressente-se se os seus desejos não são satisfeitos de imediato, fazendo birras. Estas birras, são indicadores do começo da sua independência, da sua vontade de crescer. A criança necessita que os pais, e as educadoras lhe transmitam e ajudem a compreender as regras simples, para que consiga crescer num clima seguro e de confiança.

Aprender as noções de espaço, dimensão e forma. Já tem um imagem mental dos objectos e a sua linguagem apresenta um grande desenvolvimento devido à curiosidade que não a deixa parar, fazendo com que utilize todos os meios que conhece para aprender mais do mundo.

Aprende imensas novas palavras e progressivamente começa a formar frases. Na creche, entre os 2 e os 3 anos, a criança começa a desenvolver a sua função simbólica, que será a base para a aquisição da linguagem.

Na nossa creche proporcionamos todas as condições para os seus filhos desenvolverem os diferentes aspectos da sua personalidade nos aspectos social, intelectual, físico e emocional. As nossas educadoras vêem todos os dias com grande satisfação e dedicação a sua evolução e a sua cada vez maior capacidade para aprender noções de espaço e forma.

Venha visitar a nossa creche e as nossas salas. Telefone a marcar previamente pois só podmeos aceitar visitas a determinadas horas e com acompanhamento de modo a respeitar a privacidade das crianças a nosso cargo e as alturas em que determinada sala está livre no horário do recreio ou de almoço, por exemplo.

Projetos Letivos

Conteúdo curricular

1

Área de Formação Pessoal e Social.
Área transversal, integradora que enquadra e dá suporte a todas as outras, implica um processo facilitador do desenvolvimento de atitudes e de aquisição de valores e promove a capacidade de resolução de problemas do quotidiano.

2

Área do Conhecimento do Mundo.
Área de articulação de conhecimentos envolve todo o conhecimento e a relação com as pessoas, os objetos e o mundo natural e construído.

3

Área da Expressão e da Comunicação.
Área básica de conteúdos que incide sobre aspetos essenciais do desenvolvimento e da aprendizagem englobando as aprendizagens relacionadas com a atividade simbólica e o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem.