FAQs

Q?

O meu filho está com uma doença contagiosa!

A.

Na presença de doença contagiosa (ex: amigdalite bateriana, sarampo, varicela, escarlatina, meningite por meningococos, parasitose, gastroenterite, conjuntivite, entre outras) a criança não poderá frequentar o Colégio.

Q?

A alimentação é confecionada diariamente no Colégio?

A.

Sim, a alimentação é confecionada diariamente no Colégio cumprindo normas de higiene, qualidade e variedade, estando neste incluído: merenda da manhã (fruta / bolacha), almoço (2ª,4ª,6ª feira - sopa + carne + fruta, 3ªe 5ªfeira sopa + peixe+ fruta) e lanche (pão/papa, leite/iogurte/sumo, consoante a faixa etária). Consulte a nossa ementa.

Q?

Adaptação sem dramas

A.

As crianças são imprevisíveis. Podem mudar de comportamento e de atitudes de um momento para o outro, principalmente se, de repente, se vêem num ambiente diferente daquele a que estão habituadas. A vinda para o Colégio e a consequente reação a essa mudança da rotina diária é uma realidade que os pais têm de enfrentar sem medos!

Uma boa adaptação ao infantário depende de vários factores, como sejam as características pessoais de cada criança, a relação familiar, a (in)dependência que os pais promovem nos filhos e a forma como os próprios pais gerem a ansiedade provocada por este momento de separação.  É por isso que os pais devem adoptar certas atitudes para que o processo de integração ocorra sem problemas. Aqui ficam as dicas:

- Pais ansiosos e chorosos no momento da separação do filho e da “entrega” à educadora geram crianças ansiosas e desconfiadas na capacidade protectora daquela pessoa;
- Os pais devem explicar à criança o que vai fazer, as razões pelas quais o deixam na escola e o que ele poderá fazer ao longo do dia;
- Os pais devem mostrar interesse pelo dia-a-dia do filho;
- Os pais devem estar preparados para ouvir a gritaria dos filhos. Não devem protelar a saída com mais um abraço e mais um beijinho e mais uma espreitadela porque o filho ficou a chorar. A responsabilidade deve agora ser da educadora;
- No final do dia, os pais devem elogiar e valorizar o que a criança fez de bem ao longo do dia e mostrarem-se alegres e satisfeitos por este momento de partilha e de reencontro, mas sem enfatizarem excessivamente a separação;
-Não se deve cair na tentação de retirar a criança da escola quando mostra dificuldades de adaptação. O lema é persistir e nunca desistir;
- Como forma de prevenção, os pais devem habituar os filhos desde cedo a estarem sozinhos e a passarem algum tempo com outras pessoas. Antes da entrada no colégio, devem preparar os filhos para a separação, motivá-los para a mudança, falando-lhes dos aspectos positivos do colégio e levando-os ao local para que gradualmente se vão habituando.

Q?

Como é realizado o período de adaptação?

A.

Há algumas décadas talvez fosse uma situação inimaginável, mas hoje muitas mães precisam deixar os filhos ainda muito pequenos na escola e isso não deve ser permeado de culpa ou agonia. É claro que preocupação, insegurança e outros sentimentos passarão pelas mentes dos pais. Por isso tentamos que esta transição seja a mais suave possível.

Nesta fase de transição contamos com a estranheza da criança por isso recomendamos algumas dicas para uma boa adaptação.
1º passo: a visita da criança ao colégio e à sua futura sala com alguém próximo da criança, pais ou avós. Assim conhecerá a educadora, a auxiliar e os novos amiguinhos.
2º passo: na primeira semana ir prolongando o tempo de estada no colégio, por isso sugerimos:
1º Dia (2ªfeira) - ficar entre 1 a 2 horas no colégio sem nenhum adulto.
2º Dia (3ªfeira) - ficar a manhã completa
3º Dia (4ªfeira) - ficar a manhã completa e almoçar
4º Dia (5ªfeira) - ficar a manhã completa, almoçar e dormir a sesta
5º Dia (6ªfeira) - ficar a manhã completa, almoçar, dormir a sesta e lanchar
No fim-de-semana sugerimos que apliquem em casa os horários de alimentação e sesta que foram habituados nessa 1ª semana no colégio.
A partir da 2ªsemana - ficar já o dia completo.

 

Q?

O Colégio tem um Plano Anual de trabalho estruturado?

A.

Sim. O Plano Anual de Actividades visa orientar no tempo, um conjunto de actividades propostas que têm em conta o Projecto Educativo. Estão organizadas de forma temática, e correspondem à calendarização de algumas actividades pontuais a serem desenvolvidas para toda a valência do Colégio. Outras actividades serão desenvolvidas em cada sala estando de acordo com o respectivo projecto curricular de Sala. O projeto letivo é apresentado no início de cada ano letivo via e-mail (newsletter) e na reunião de pais.

Q?

Quantas salas tem o Colégio O Bom João?

A.

O Colégio funciona numa moradia de piso térreo com espaço amplo envolvente. Possui 4 salas de atividades, 1 sala ludoteka, 1 ginásio, 1 refeitório, 1 cozinha, 1 gabinete, 3 grupos de instalações sanitárias para crianças e 1 para funcionários. No exterior conta com parque infantil, zona ajardinada e espaço amplo para diversas atividades de exterior. Estacionamento para os encarregados de educação. Ver planta do Colégio.

Q?

Até que idade as crianças podem permanecer no Colégio?

A.

As valências que existem no Colégio O Bom João, possibilitam que todas as crianças frequentem o Colégio até à idade de 6 Anos.

Q?

Poderei entrar no Colégio e qualquer hora do dia?

A.

Sim. Os Pais e familiares (reconhecidos pelos funcionários do Colégio) poderão entrar e sair das nossas instalações sempre que o desejarem. Contudo, solicita-se que a permanência de pais e familiares seja de curta duração nas salas, uma vez que a permanência prolongada poderá destabilizar o decorrer dos trabalhos. No entanto as crianças deverão entrar até às 9h15m para as suas salas, para poderem beneficiar de um melhor aproveitamento pedagógico e não prejudicar os demais alunos.

Q?

Existe algum apoio financeiro/subsídio se colocar o meu filho no Colégio O Bom João?

A.

Não. O Colégio O Bom João não tem protocolos, parcerias ou acordos com empresas e instituições.

Q?

O Colégio tem serviço de transporte?

A.

De momento o Colégio O Bom João tem esse serviço subcontratado a uma empresa, mediante solicitação.

Q?

Quando é que posso conhecer as instalações do Colégio O Bom João?

A.

Poderá conhecer as nossas instalações em qualquer altura do dia. Todavia, de modo a não prejudicar as actividades programadas, solicita-se que entre em contato com a Diretora - Dr.ª Sandra de Carvalho, pelo telefone 212 240 763, para agendarem em conjunto uma visita às nossas instalações e esclarecer todas as dúvidas.

Q?

Terei que pagar mais pelo meu filho ficar depois das 19h00?

A.

Sim, terá que pagar um extra. No valor da mensalidade está incluída a frequência no infantário das 7:30 às 19:00.

Q?

Quais os custos de frequência no Colégio O Bom João?

A.

Por estratégia de marketing, a gerência do Colégio O Bom João optou por não disponibilizar o seu preçário no seu Website, nem dar este tipo de informação por telefone, fax ou e-mail.

O nosso objetivo é que venham conhecer as nossas instalações e verificar que além dos custos serem similares aos infantários mais próximos, as nossas instalações e pessoal são de excelente qualidade e de acordo com todas as exigências e recomendações funcionais e legais.

Q?

Quando é que são realizadas reuniões com os encarregados de educação?

A.

O Colégio O Bom João programa uma reunião com os encarregados de educação no início de cada ano letivo para apresentação da equipa e do projeto letivo. São também realizadas reuniões de pais no fim de cada período letivo para entregar a avaliação de cada criança. E é claro que sempre que solicitado pelo encarregado de educação é agendada uma reunião pessoal com a Diretora e/ou Educadora.